04 macetes para gerenciar suas atividades em tempo recorde!

04 macetes para gerenciar suas atividades em tempo recorde

Opa, tudo bem? Aqui é o Anderson Almeida para mais um artigo, e desta vez vou falar sobre 04 macetes para gerenciar suas atividades em tempo recorde.

O dia-a-dia de quem tem empresa é cada vez mais ocupado, e sem tempo.

E não somente homens e mulheres de negócio sofrem com isso, qualquer adulto passar por essa situação.

A grande quantidade de atividades que temos que fazer, a quantidade de escolhas, e quantidade de pessoas que interagimos nunca foi tão alta.

Por esse motivo quero compartilhar com você alguns macetes que aprendi durante minha jornada de aprendizado zen.

Nesse artigo você vai ver:

  • Porque e como fazer uma lista
  • Como selecionar prioridade
  • Como criar rotinas e hábitos
  • Como definir metas, objetivos e ações.

Continue lendo e entenda como ter uma vida mais prática…

Talvez você não saiba, mas passei boa parte dos anos de 2015 e 2016 estudando a filosofia budista zen, que ajuda muito a entender como a vida pode ser relax, calma.

Por que e como fazer uma lista?

Esse macete parece coisa de principiante, mas faz toda diferença e muitas pessoas não sabem da sua importância.

Uma boa lista de tarefas a cumprir ao longo do dia e semana/mês faz toda a diferença, pois ajuda a não perder o foco e realizar atividades desnecessárias.

Além disto, não sabem como fazer uma verdadeira lista de tarefas para cumprir ao longo de um dia.

Para fazer uma lista realmente bacana, e com contexto pense nos ambientes que você vai estar durante o dia para realizar cada tarefa.

Sua casa, no ambiente de trabalho e outros lugares como: mercado, casa de amigos, etc.

Não faça uma lista somente de tópicos, com poucos detalhes.

Exemplo de lista simples:

  • Limpar casa
  • Fazer relatório X
  • Fazer compras da semana

Exemplo de lista completa:

  • Limpar casa
    • Organizar e limpar quarto
    • Organizar e limpar banheiro
    • Organizar e limpar Cozinha
    • Organizar e limpar Sala
  • Fazer relatório X
    • Consultar indicadores Y, Z
    • Organizar informações de acordo com datas
    • Tabular informação com comentários
    • Finalizar relatório e entregar ao ciclano
  • Fazer compras da semana
    • Comprar item 1
    • Comprar item 2
    • Comprar item 3

 

Fazendo desta forma você sabe exatamente o que deve ser feito em detalhes e não simplesmente tópicos, e evita ter que fazer duas vezes, ou perder o foco.

Outro ponto importante é o ambiente onde você deseja estar para realizar cada tarefa.

Como selecionar prioridade em sua vida?

Fazer uma lista de tarefas não é muito útil se você não sabe escolher quais atividades tem prioridade e quais atividades não tem prioridade.

Para entender e saber como escolher prioridades comece pensando no resultado de cada atividade.

Todas as atividades em nossa vida, seja nos negócios ou vida pessoal trazem um resultado, direto ou indireto.

Sendo assim precisamos saber qual é o futuro que pretendemos criar para assim escolher com sabedoria nossas prioridades.

Desejamos focar mais nos negócios, ou vida pessoal, ou relacionamento com amigos, etc.

Sabendo qual o ponto que desejamos chegar vamos fazer uma lista com todos os itens que conseguirmos pensar, em detalhes.

Após isso procure diminuir a lista o máximo possível retirando as atividades desnecessárias ou que podem ser terceirizadas.

A proporção que utilizo nos dias atuais é de 80/20, o Principio de Pareto, que diz o seguinte, 80% dos seus resultados advém, de apenas 20% dos seus esforços.

Para tanto pense alguns minutos para definir o que realmente é mais importante e que trará mais resultados e deixe de lado atividades que trazem poucos resultados.

 

Como criar rotinas e hábitos!

Um dos macetes mais importante que posso passar a você é a criação de rotinas e hábitos.

Pesquisas indicam que 80% das atividades que realizamos durante o dia é feita em piloto automático, ou seja, através de hábitos.

Os hábitos e rotinas são como programas de computadores, em nosso cérebro que funcionam sempre do mesmo jeito.

Quando você decide tomar banho, beber água ou dirigir seu carro alguns gatilhos são acionados e você entre nesse piloto automático.

A mecânica para entender o hábito são três pilares de acordo com o livro O poder do Hábito.

Esses pilares são: Gatilho, Ação/Rotina e Recompensa.

Todas as vezes que cumprimos essa rotina uma recompensa é recebida, usando os exemplos acima tomar banho, sentir-se limpo e etc…

Para que você possa criar rotinas positivas de forma consciente é primeiro substituir seus hábitos já existentes.

Comece a anotar quais gatilhos acionam as rotinas que deseja mudar. E quando elas ocorrem, e na presença de quem, ou em qual ambiente.

Digamos por exemplo que você tenha o hábito de reclamar da política todas as vezes que o noticiário aparece na televisão falando sobre o tema com amigos e familiares próximos de você.

Esse é um hábito pouco produtivo e que na realidade não trás benefícios para a vida pessoal e cotidiana.

Comece identificando o gatilho o noticiário, segundo pessoas próximas, e a rotina reclamar, outro ponto é a recompensa, sentir-se menos responsável.

Ao reclamar da política do nosso país você acaba terceirizando a culpa e responsabilidade da sua vida em razão dos problemas nacionais.

Você pode trocar apenas a rotina, todas as vezes que o noticiário começar ao invés de reclamar, se levante e vá até a cozinha e beba água.

Esse é um hábito saudável e que ao longo do tempo vai ajudá-lo a ser mais hidratado.

 

Como definir metas, objetivos e ações

Esse é outro ponto que parece de principiante e muitas pessoas não dão o devido valor.

Ter metas, objetivos e ações para cumprir e alcançar vão ajudar você a chegar mais rápido ao estado ou lugar que deseja.

As metas são o ponto final de cada atividade diária, digamos que ter um corpo saudável e mais modelado seja sua meta final.

Pergunte-se por um instante: É especifica? É mensurável? É atingível? É relevante? É temporal?

Levando em conta essas questões a meta acima ficaria mais completa da seguinte forma.

Pretendo ter um corpo mais modelado de forma saudável, pesando X quilos, pois desejo viver mais disposto em até Y meses.

Agora que entendemos como definir uma meta é importante quebrar essa meta em várias partes e definir os objetivos.

Digamos que você tem então uma meta anual e que deseja alcançar um objetivo por mês, quebrando assim por tempo.

Os objetivos para serem completos e significantes assim como as metas sempre devem trazer um benefício.

Nesse caso citado acima a cada mês você vai se sentir mais disposto para realizar as suas atividades, assim como vai se sentir mais atraente.

As ações são o terceiro passo, todos os dias você terá uma série de ações para cumprir para assim atingir seus objetivos, e por consequência suas metas.

Ainda no exemplo citado, você terá como três atividades diárias, alimentação saudável, prática de atividade física e repouso, podendo ser sono ou meditação.

Continue lendo ainda não terminou…

Nesse artigo aprendemos juntos:

  • O jeito certo de fazer listas
  • Aprender a escolher o que trás benefícios
  • Como colocar atividades em piloto automático
  • E realizar pequenas ações para atingir grandes metas

Espero que esse artigo te ajude a realizar suas atividades em tempo recorde e também possa ajudar seus amigos, por isso compartilhe com eles.

Comente abaixo para eu saber como estou indo e também como posso melhorar.