Barack Obama, o que ele pode nos ensinar sobre marketing?

barack obama

Opa, tudo bem? Aqui é o Anderson Almeida para mais um artigo no blog. E hoje nós vamos ver o que Barack Obama pode nos ensinar sobre marketing.

Bom, você já sabe que Barack Obama é o presidente dos Estados Unidos, certo?

Sim, ele é o primeiro presidente negro a ocupar um dos cargos mais importantes no mundo.

E o que nós podemos aprender com ele sobre marketing?

Muita coisa, pois ele usou muitas técnicas de marketing principalmente na internet para pode ganhar as eleições.

Um dos principais meios que ele usou como já mencionei foi à internet e será esse aspecto que vou focar aqui nesse artigo.

Primeiro, ele sabia muito bem que para ganhar uma eleição ele teria que abrir novas portas e fazer com que os jovens, menos favorecidos entrassem no jogo também, pois lá o voto não é obrigatório.

Incentivando através da internet que eles votassem, pois eles são maioria na internet, pelo menos eram na época que ele começou a pensar na campanha política.

Como tudo começou?

Talvez você não saiba, mas o Barack Obama já era um político antes de se tornar o presidente, ele era um senador.

E em 2007 a corrida eleitoral já estava a pleno vapor, até que ele decidiu realmente entrar no jogo para ganhar.

Usando a ferramenta que ainda não era tão popular entre os mais velhos, a internet, além disto, existe outra coisa importante.

Esse foi um dos principais diferenciais que ele tinha e mudou completamente a forma de fazer política nos Estados Unidos, e mais a frente conto o SEGREDO dele.

Ganha quem investe mais em marketing?

Sim e não, quem trabalha na área sabe que dinheiro é igual à exposição, e exposição é igual à conversão e vendas.

Mas apenas gastar rios de dinheiro em campanhas de marketing sem nenhuma estratégia é um mau investimento.

E aqui entra um fato estranho, ele foi o primeiro candidato a recusar investimento público para campanha.

Pelo contrário ele utilizou sua arma secreta para arrecadar milhões para sua campanha, com o apoio popular.

Logo mais a frente conto esse segredocalma!

Podemos concluir então que aquele que tem a melhor estratégia é o que ganha, mesmo que não tenha muito para investir em campanha de marketing.

Qual foi o segredo do Barack Obama?

O grande segredo foi utilizar uma lista de e-mail, onde ele pudesse se comunicar com todos os apoiadores de sua campanha.

E através da internet e das redes sociais é possível coletar esses e-mail, e utilizar essa ferramenta para falar com o seu público-alvo também.

Como já mencionei anteriormente você também pode utilizar essa ferramenta para arrecadar dinheiro para sua campanha eleitoral agora (2016) ou vender seus produtos.

Esse foi o grande diferencial dele na época. Ufa… Acabou o segredo!

Continue lendo, ainda não acabou…

O segundo grande segredo do Barack Obama foi utilizar uma mensagem poderosa que transmitia a essência da sua CAUSA.

As pessoas, diferente do que se pensa não querem produtos, ou serviços elas querem solução para seus problemas.

E muito mais do que isso, elas querem uma Causa, um bom motivo para seguir adiante e tomar atitude, seja comprar um produto ou votar em alguém.

Você mesmo deve se lembrar do slogan (frase de efeito) que ele utilizou – “Yes, WE CAN” – que em português significa – “SIM, NÓS PODEMOS”.

Agora, imagine milhares, senão milhões de jovens desacreditados da política nacional acreditando que é possível sim fazer a diferença.

Seja através dos seus votos, dos compartilhamentos nas redes ou até fazendo doações para a campanha do seu Líder.

Isso é monstruosamente poderoso e todos os profissionais da área sabem bem, e você também sabe agora.

Existe mais um elemento importante…

Tenha amigos influentes na internet

Mais do que ser inteligente e saber utilizar as redes sociais para realizar sua campanha política, Barack Obama também recebeu a ajuda de celebridades.

E como tudo isso funcionou?

Ele tinha uma boa CAUSA, era um representante legitimo de uma geração inteira que estava cansada do extremismo dos políticos na mesma época.

Com isso muitos famosos e artistas declararam apoio e criaram conteúdos como músicas, imagens, e videoclipes apoiando ele.

Os mesmos podem ser vistos na internet ainda hoje, como o vídeo abaixo, com diversos artistas dizendo a principal frase da campanha – “YES, WE CAN”.

Bom, essa é uma bela quantidade de informações.

Só para revermos e fixarmos na mente:

  • Utilize a internet para fazer marketing
  • Invista em E-mail Marketing e Construção de Lista
  • Tenha uma causa que inspire as pessoas
  • Tenha amigos influentes na internet

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