Empresa enxuta, como montar uma para crescer rápido de forma simples e organizada!

empresa enxuta

Opa, tudo bem? Aqui é o Anderson Almeida, e hoje quero compartilhar com você um modo de como montar uma empresa enxuta para crescer rápido em 2017.

O primeiro fato é: Quanto mais enxuta, ou seja, mais barata e simples for sua empresa, mais fácil é mudar e melhorar.

Assim você garante sempre que você consiga entregar o que promete aos clientes, com a qualidade necessária, e de acordo com a necessidade dos clientes.

Ter um modelo engessado nos dias atuais, ou uma empresa muito grande com muitos funcionários é perca de tempo, energia e dinheiro.

O segundo fato é: você precisa gerar e entregar valor aos seus clientes, ou seja, você precisa criar algo que solucione um problema especifico, e receber por isso.

Simples Assim, continue lendo e entenda até o fim…

Nesse artigo você vai ver os seguintes tópicos:

  1. Proposta de Valor;
  2. Seguimento de Clientes;
  3. Relacionamento;
  4. Canais de Distribuição;
  5. Fontes de Renda;
  6. Atividades Principais;
  7. Recursos principais;
  8. Parcerias principais;
  9. Estrutura de Custos;

1.Empresa Enxuta – Proposta de Valor

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A proposta de valor nada mais é do que exatamente o que você gera e entrega ao seu cliente.

Digamos por exemplo que você tenha um pequeno salão de beleza, onde você corta, trata pinta e modela o cabelo de mulheres.

Você na realidade está gerando e entregando ao seu cliente final mais beleza.

Entendendo que valor é diferente do que o produto você pode diversificar sua produção partindo do mesmo principio.

Seguindo no mesmo exemplo, você pode aderir a esse salão o serviço de manicure, e continuar gerando e entregando o mesmo valor.

Agora que você entende que o produto e valor são diferentes, você pode definir sua proposta com base em três perguntas:

  1. O que eu gosto de fazer?
  2. O que eu sei fazer bem?
  3. O que pagariam para eu fazer?

2. Empresa Enxuta – Seguimento de Clientes

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O seguimento de cliente é o extrato de todas as pessoas que você pode atender, lembrando que aquilo que você faz pode solucionar diversos problemas.

Para continuarmos no raciocínio, digamos que você queira ter um diferencial do seu salão de beleza e atenda somente gestantes, utilizando produtos aprovados para essa finalidade.

Nesse sentido você só atenderia mulheres, na idade entre 15 e 45 anos que é normalmente o período fértil de uma mulher.

Como essa etapa ajuda você e seu futuro negócio?

Simples, você vai se comunicar melhor com uma pessoa que você sabe como se sente. Ao invés e simplesmente falar de forma genérica com todas as pessoas que podem querer embelezamento.

Sabendo disto você pode definir o seguimento com as seguintes perguntas.

  1. Qual a faixa de idade média do meu cliente?
  2. Qual o sexo da maior parte do meu cliente?
  3. Qual a necessidade do meu cliente?
  4. Eu posso contribuir para solucionar o problema dele?

Lembrando que essas são perguntas iniciais e você pode aprofunda ou especificar de acordo com seu seguimento.

3.Empresa Enxuta – Relacionamento

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A etapa de relacionamento você vai definir exatamente quais são os meios pelos quais você vai se relacionar com seu cliente.

Quando falo sobre relacionamento é exatamente: Como seu cliente sabe que você existe; como ele descobre que você pode ajudá-lo, etc…

Para se relacionar hoje com seu cliente você tem inúmeros meios, como telefone, Whatsapp, Facebook, E-mail entre outros.

Aqui vale destacar que existem três tópicos principais que você deve definir.

  1. Como seu cliente descobre você e sabe que pode ajudá-lo.
  2. Como seu cliente realiza a comprar e tirar-dúvidas.
  3. Como seu cliente pode falar com você para pedir devolução, troca ou suporte.

Essa etapa é muito importante, pois quanto melhor o atendimento, maiores são a chances do cliente comprar novamente com você e até mesmo indicar você para amigos.

4.Empresa Enxuta – Canais de Distribuição

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Nesta etapa vamos definir quais são os canais de distribuição do produto ou serviço que você pretende ter na sua empresa.

Entendemos aqui como canais de distribuição qualquer meio pelo qual você entrega o que você promete.

Seguindo ainda o exemplo do salão de beleza, o canal de distribuição é o próprio salão, pois é através dele que o cliente recebe o valor que você entrega.

Caso o seu negócio seja local (apenas na cidade ou bairro), você pode optar por entregar por moto, carro, ou pedir que seu cliente retire no próprio balcão de atendimento.

Caso o seu negócio seja nacional você pode optar por entregar o seu produto por correios ou realizar parceria com distribuidoras.

Existe outra possibilidade como atendimento via internet, caso seu negócio seja baseado em “info-produtos”, ou atendimento como Coach, Consultores e Mentores.

5.Empresa Enxuta – Fontes de Renda

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Agora vamos falar de algo animador, dinheiro e muito mais.

As fontes de renda e ganhos definem como nós ganhamos dinheiro com nossa empresa e também outros valores como mais reconhecimento, tempo livre e afins.

Nesta etapa você vai definir quais são os seus produtos e serviços e quanto cada um pode de gerar valor para você.

Vale ressaltar que para dinheiro existem três tipos básicos que você pode utilizar receber pela venda:

  1. Valor único pela venda (vendeu/recebeu).
  2. Valor recorrente (assinatura/semanal/mensal/anual).
  3. Patrocínio ou Afiliação (receber sem vender nada ou receber para vender produto de outros produtores).

Nesse momento você pode até definir pelo valor do seu produto a quantidade idea que precisa vender para manter a empresa funcionando.

Assim como pode definir a quantidade ideal para manter a empresa e criar uma reserva de capital seja de 10% ou 20% para casos excepcionais

6.Empresa Enxuta – Atividades Principais

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Na etapa de atividades principais você precisa listar quais são as atividades principais para o bom funcionamento da sua empresa.

O mais importante é não esquecer nenhuma atividade, bem como não exagerar na quantidade de atividade.

No caso de um salão de beleza você teria atividades como, manter salão limpo e organizado, comprar produtos, atender clientes, atrair e vender para novos clientes, e gerir finanças da empresa.

Nesta proporção está ótimo, você define de forma clara e objetiva qual atividade não pode deixar de fazer todos os dias.

E também pode até terceirizar as atividades quando sua empresa crescer um pouco, contratando um funcionário para atividades secundárias e menos importantes.

7.Empresa Enxuta – Recursos-Chave

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Nesta etapa podemos definir quais são os recursos-chave para o negócio.

Assim como as atividades é preciso encontrar um equilíbrio para que você não deixe de colocar o essencial e também não exagere.

Podemos citar como recurso tudo aquilo que você utiliza para poder gerar o valor que você se propõe, como por exemplo, energia, água, internet, produtos para tratamentos capilares, produtos de limpeza, etc…

Neste ponto assim como no restante o que vale é o bom senso e também uma dose de especialidade na área para customizar cada item, e ser eficiente.

Uma dica importante é reservar também o tempo disponível, pois esse é o único recurso realmente escasso na sua vida, separe-o com cuidado.

8.Empresa Enxuta – Parcerias-Chave

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As parcerias-chave são muito importantes para qualquer negócio, visto que ninguém, absolutamente ninguém faz nada sozinho.

Só para citar como exemplo, quando você decide utilizar plataformas como Facebook, Youtube e Whatsapp para se relacionar com seu cliente está fazendo uma parceria.

Você deve lembrar-se que para utilizar as ferramentas citadas acima você precisou concordar com uma série de regras e termos de uso, não é mesmo?

Exatamente, essas empresas por meio das suas plataformas ofertaram a você uma oportunidade de se relacionar com seu cliente, em troca pede sua colaboração.

O mesmo deve ser feito com os seus parceiros no dia-a-dia, com a empresa que divulgará seu serviço ou produto, com os fornecedores, vendedores, afiliados e etc.

Esteja preparado para fazer contatos e manter esses contatos por um bom tempo, eles serão essenciais para a manutenção e crescimento da sua empresa.

9.Empresa Enxuta – Estrutura de Custos

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Agora vamos realmente definir o quão enxuta(rápida e barata) é sua empresa.

Nesta última etapa vamos colocar no papel quanto essa estrutura vai custa a você para mantê-la.

Lembrando que você pode basear-se inicialmente nos recursos-chave do seu modelo, como os citados anteriormente, mais o acréscimo de quanto você espera receber por mês.

Esse valor que você paga a você mesmo é conhecido como pró-labore, ou seja, o salário do patrão, dono da empresa.

Digamos que você vai realmente abrir esse salão de beleza, pense com calma o que é realmente essencial inicialmente, mais seu salário, mais aqueles 20% para crescimento ou seguro.

Parabéns, se você chegou até aqui já está preparado para entender como abrir sua empresa enxuta em 2017.

Ser ou não um grande sucesso vai depender da sua capacidade de colocar em prática esse modelo, levando em conta que cada pessoa tem uma definição diferente de sucesso.

Ainda não terminou ainda tem mais…

Neste artigo nós respondemos as seguintes perguntas:

  1. O que gerar e entregar?
  2. Para quem eu vou entregar?
  3. Como eu devo me relacionar?
  4. Por onde eu vou entregar?
  5. Como eu vou ganhar?
  6. O que devo fazer?
  7. O que vou precisar?
  8. Quem vai me ajudar?
  9. Quanto tudo isso vai custar?

Para colocar esse passo a passo em prática você pode utilizar o modelo baixo como modelo, ele foi desenvolvido exatamente para essa finalidade.

Basta escrever cada uma das respostas em post-it (amarelinho) e colar e destacar conforme a necessidade.

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Uma dica final importante!

Procure investir seu tempo para construção de uma marca realmente bacana, que seja atraente, bonita e fácil de lembrar. Tendo isso em mente na hora de criar seu negócio, você estará um passo a frente dos seus concorrentes.

Espero ter ajudado com esse artigo, deixe abaixo seu comentário e até o próximo…